Como trocar o vaso sanitário sozinho para não precisar pagar alguém

Saber como trocar o vaso sanitário sozinho pode ser importante, especialmente para pessoas que moram sozinhas, uma vez que se for esperar para chamar um encanador para realizar o trabalho, é muito provável que precisará pagar um valor alto pelo trabalho.

Para trocar essa peça sanitária não existem muitos segredos, a menos que esse vaso tenha sido instalado a muitos anos e de repente esteja chumbado ao piso, pois, nesse caso, talvez seja preciso quebrar o vaso e retirar todo o entulho antes de colocar um vaso novo.


Em geral, os vasos sanitários com poucos anos de uso, já foram colocados de forma a facilitar sua retirada, quando são chumbados com massa fraca ao piso e depois parafusados, e se for assim, não será difícil retirá-lo.

Vamos então as dicas

como trocar o vaso sanitario sozinho


Primeiro passo – feche o registro para interromper a chegada de água ao vaso sanitário e depois de a descarga para escoar toda a água. Depois disso, retire de alguma forma uma parte da água que ficou no vaso por conta do sifão que ele apresenta.

Segundo passo – desconecte o engate flexível que leva água a caixa de descarga se essa for acoplada ao vaso evitando que a água entre novamente no vaso. Se for caixa de descarga modelo tradicional ou a válvula, precisará retirar o tubo de entrada de água para o vaso.

Terceiro passo – retire os parafusos que mantém o vaso preso ao piso, para isso, use uma chave apropriada para isso, e se o vaso for do tipo com caixa acoplada, também será necessário separá-la do vaso para não dificultar a remoção, é só desparafusá-la também ou desencaixá-la.


Quarto passo – retire o assento do vaso, é só soltar os parafusos com os quais ele está preso e depois disso, force um pouco o vaso para os lados para que a massa a qual ele está chumbado se rompa. Assim que ele soltar da massa, deite-o levemente para traz para escoar a água que sobrou no sifão.

Quinto passo – a essas alturas o vaso já foi retirado, tampe o buraco do esgoto com um pano para evitar que voltem os gases da tubulação até que você providencia o vaso novo, antes disso, leve esse vaso que foi retirado para outro local onde não vai atrapalhar ou fazer mais sujeira.

Sexto passo – verifique se os parafusos velhos para prender o vaso ainda oferecem condições de uso, pois geralmente eles enferrujam, e se esse for o caso precisarão ser trocados por outros de mesmo tamanho. Esses parafusos são encontrados na mesma loja onde você compra o vaso sanitário.

Retire também todo o vestígio de vedação do vaso, essa precisará ser refeita por completo para evitar que dê problemas de mau-cheiro. Além disso, existe uma borracha de vedação que fica acoplada na entrada do esgoto, aproveite para trocâ-la e garantir que o cheiro de esgoto não volte após o novo vaso estar instalado.


Sétimo passo – retire o pano colocado sobre a abertura do esgoto para colocar o outro vaso. Coloque então o vaso novo de forma a encaixar a sua saída sobre o anel de vedação na entrada do esgoto, mas cuide para que os furos em sua base se encaixem nos parafusos de fixação chumbados no piso.

Certifique-se de que ele ficou bem encaixado sobre o anel de vedação. Feito isso, verifique o nível, pois se ele ficar fora de nível haverá problemas com a descarga mais tarde.

Parafuse então o vaso no piso, mas não esqueça que esses parafusos precisam estar em bom estado de conservação, e cuide para que esse aperto não seja exagerado para não comprometer o vaso.

Oitavo passo – se existir a caixa acoplada, recoloque-a no vaso, se não, faça a ligação da água, abra o registro e teste o seu trabalho para ver se está tudo certo. Se não aconteceu nada anormal, recoloque o assento sobre o vaso e por fim coloque uma camada de silicone transparente ao redor do vaso na sua base para evitar que haja infiltração de sujeira embaixo do vaso.

A essas alturas o vaso sanitário já está instalado, e você deve ter percebido que realmente não existem muitos segredos para esse trabalho. Na verdade existe mais é o receio por conta do mau cheiro que volta da rede de esgoto, mas se o vaso a ser trocado já se encontra a sua disposição, esse trabalho é mais rápido e você economiza com o encanador.

Dúvidas ou receios – mas se depois dessa aula você tiver receios de trocar essa peça sanitária em seu banheiro, melhor mesmo é buscar pela ajuda de um profissional e pagar para ele fazer o trabalho, pois a falta de motivação para realizar o trabalho por conta própria poderá resultar em um trabalho mau feito, e você ainda corre o risco de jogar dinheiro fora.


Procure se informar sobre um bom profissional na própria loja de materiais de construção onde você irá comprar o vaso sanitário novo. Certifique-se dos valores e deixe de se preocupar com esse problema.


Leia também:
Como usar argila verde para combater celulite

Como regular a pressão na bóia da caixa d’ água

FOTOS DE BANHEIROS Planejados e Decorados, perfeitos

VASOS DE FLORES decorativos para ambientes mais alegres

Pisos laminados de madeira perfeitos para seu lar