Quando o assunto diz respeito à técnica de como vedar telhado de vidro, entendemos que uma obra de grande porte tem ainda outras preocupações antes de chegar a vedação propriamente dita, isso, com respeito a estrutura para suportar toda a cobertura.
Em nossos dias é muito comum encontrarmos os imóveis modernos com esse tipo de cobertura, uma vez que ele garante maior luminosidade e ainda contribui com a beleza do imóvel. Porém, o investimento não é nada acessível, e exige um trabalho de verdadeiros profissionais.
Sem normas técnicas – é preciso que se entenda que o vidro tem suas muitas vantagens na cobertura, mas não existe uma norma técnica determinada que garanta a total qualidade desse trabalho, e por isso, o que vale muito é a experiência dos profissionais, isso, é claro para obras de grande porte.
Projetos – projetos para essas coberturas existem muitos e cheios de detalhes sofisticados, mas infelizmente os projetistas em geral fazem o projeto baseando-se em teorias, deixando de consultar os profissionais que executam o trabalho, e é ai que muitas vezes encontramos o perigo.
Diferenciais na estrutura – para suportar um telhado de vidro, a estrutura metálica deve apresentar alguns diferenciais em relação a outras coberturas, e isso, nem sempre é colocado nos projetos, o que obriga os profissionais construtores fazer algumas mudanças por conta própria para que o trabalho de colocação e vedação desse telhado apresente total segurança na obra.
Estrutura sem falhas – a indústria que fornece os vidros para cobertura garante toda a segurança desse material, inclusive a impermeabilização, porém se existe falhas no projeto e não forem corrigidas em tempo oportuno, o vidro pode se romper, por isso, é importante que a estrutura para essa cobertura seja planejada em conjunto com bons profissionais que executarão o trabalho.
Vedação – com respeito à vedação do telhado, essa é feita com o Silicone, porém não pode ser um silicone comum no caso de obras mais grandiosas. O silicone comum pode ter uma validade que alcança até 20 anos, mas mesmo assim, hoje esse produto já está descartado dependendo da obra, uma vez que é exigido um tipo de Silicone com garantias de vedação quase que eternas.
Menos preocupante – é claro que existem os casos com coberturas de menor dimensão que permitem o uso de materiais mais comuns para a vedação, mas isso tudo vai depender da especificação de cada projeto e mais ainda do profissional que fará o trabalho com garantias. A essas alturas no que diz respeito à vedação, é preciso levar em conta o declive que cada telhado vai apresentar para que a água escorra livremente.
Quando se trata de coberturas de pequenas varandas ou mesmo garagens, a preocupação até não é tanta, e o silicone aplicado com a ajuda de uma pistola pode ser o suficiente, desde que a estrutura também seja apropriada para suportar o peso.
Ao usar o isolamento de silicone esse forma uma camada emborrachada que vai evitar todo tipo de vazamento, porém o local onde será feito esse trabalho precisará esta livre de sujeira ou possíveis manchas de óleo, só assim o isolamento ficará perfeito.
Porém, entenda-se que esse conselho é para pequenas coberturas apenas e não para obras de grande porte, pois o trabalho exige cuidados tanto quanto a segurança quanto para a garantia de que não oferecerá problemas depois.
Sabendo de tudo isso, o melhor a ser feito é buscar primeiramente um projeto bem elaborado para ser analisado junto a um profissional que fará o serviço com a garantia que necessitamos, uma vez que o vidro é muito resistente, mas se chegar a quebrar, além dos danos materiais pode por em perigo pessoas queridas.
Com a certeza de um trabalho bem feito, independente do tamanho dessa obra, com certeza o investimento será válido, uma vez que essa cobertura tem um longo prazo de vida útil, desde que não haja falhas também no que diz respeito a vazamentos.
Custos – para quem desejar instalar um telhado de vidro, seja na varanda, sobre a piscina, ou então em uma área maior, melhor é não pensar muito nos gastos, uma vez que o barato poderá custar muito caro.
Melhor então é investir em material de primeira qualidade e profissionais realmente aptos a realizar o trabalho. Faça então suas pesquisas buscando pelas melhores soluções para essa cobertura, e não facilite com a mão de obra, aceite nosso conselho.
Soluções com garantias existem no mercado, mas para isso, o material deve ser escolhido de acordo com cada necessidade para que possamos unir a beleza com a durabilidade.
Confira na internet – ao buscarmos a internet vamos encontrar alguns sites especializados em mostrar como se realiza esse trabalho, com direito a alguns vídeos mostrando todo o processo. Por isso, para quem deseja fazer o trabalho por conta própria poderá aproveitar as dicas oferecidas.
Aproveite ainda para conferir como ficam alguns telhados depois de instalados, assim você poderá sanar as possíveis duvidas que existirem.